domingo, 24 de janeiro de 2010

Mitos da Natureza parte 2

Vejam todo este verde! Vejam esta floresta! Muito lindo, não!


É claro que essa imensidão verde vai produzir bilhões de toneladas de oxigênio purinho, pronto para todo o mundo respirar tranquilamente. Assim, nada mais justo chamar nossa querida Floresta Equatorial, também chamada de Amazônica, do belo título de "Pulmão do Mundo", certo?

Mito ou Verdade????????

Mito. Mentira. Balela triplamente errada. Primeiramente porque o conceito já está errado. Um pulmão não produz oxigênio e sim consome, para a produção de energia. Portanto, ao afirmar que a Floresta Amazônica é o pulmão do mundo, diz-se que ela consome oxigênio.


Segundamente, a floresta é um ecossistema. E esse ecossistema tem que estar em equilíbrio, já que todos os seres vivos lá presentes respiram. INCLUSIVE AS PLANTAS. É, meu caro leitor. Sim, elas respiram também. Se houvesse uma produção maior que o consumo, a taxa de oxigênio iria aumentar na atmosfera. Coisa que não acontece.

Terceiramente (adorei isso), mesmo que houvesse tal produção de oxigênio não poderia haver vida na terra. Segundo a Fundação Gaia: "Se a concentração de oxigênio fosse mais baixa, os animais acabariam morrendo, porque precisam dele para viver. Se fosse mais alta, (...) seria também o fim da Vida na superfície do Planeta. Uma concentração destas permitiria a uma árvore queimar em dia de chuva. O primeiro relâmpago acabaria com todos os ecossistemas."

Ver o site http://www.fgaia.org.br/.

Nenhum comentário: